6 coisas que todo quarto precisa ter para ser confortável


Uma das divisões mais íntimas da casa, o quarto é o ambiente que transmite a personalidade e os gostos pessoais do morador.

Na hora de planejar e decorar esse espaço, é preciso levar em conta o bem-estar e o aconchego que o local deve proporcionar. Afinal, ele tem que ser convidativo, estimulante e, ao mesmo tempo, aquele cantinho capaz de acalmar após um dia cansativo.

Para Maria Pia, diretora da marca de decoração Maria Pia Casa, um quarto acolhedor reúne elementos que criam uma atmosfera agradável. “Além do aproveitamento do espaço e uma boa cama, também necessita de uma iluminação suave e aconchegante, uma poltrona para relaxar, espelhos, um criado-mudo funcional e cores muito bem dosadas, com equilíbrio e personalidade”.

“Em primeiro lugar, o projeto de um quarto tem que levar em conta o desejo do dono da casa, mas um bom revestimento de parede, ventilação e luzes inteligentes com circuitos separados e diferentes intensidades, que possam ser acesas em apenas um canto ou com menos claridade para ver um filme, por exemplo, também ajudam a deixá-lo mais agradável”, explica o arquiteto Marcello Sesso, do escritório Sesso & Dalanezi.

Veja seis coisas que o cômodo precisa ter para ser acolhedor:

Um tapete confortável
Nada estraga mais uma manhã do que acordar e pisar em um chão gelado e duro. Certifique-se de que sua primeira pisada do dia será macia e confortável. Nesse caso, os tapetes com fios felpudos são os mais indicados. “Além de gostoso de pisar, um bom tapete deve ser aquele de fácil manutenção, como os modelos de náilon, que também são antialérgicos”, explica Maria Pia. Já tem carpete no quarto, mas não é o suficiente? Considere colocar uma passadeira ao lado da cama.

Um lugar para sentar
Use a cama apenas para dormir. Se quer checar e-mails, conversar com alguém, ler ou trabalhar, sente-se em uma cadeira ou poltrona, colocada de preferência perto da janela para aproveitar a luz natural. Só não vale usá-la para acumular bolsas e roupas.

A quantidade certa de travesseiros
Como descobrir esse número? É simples: o suficiente para que sua cama pareça convidativa quando estendida, mas não o bastante para precisar de 10 minutos de escavação antes de deitar! Para o ambiente ficar perfumado, faça um travesseiro aromático, costurando na fronha ervas secas e com propriedades calmantes, como camomila, macela ou capim-limão.

Objetos e coleções que você ama
O único perigo é colocar muitos elementos decorativos e atrapalhar a circulação. Vale apostar em uma prateleira ou cantinho com fotos, presentes de viagens ou objetos que trazem boas recordações e fazem você sorrir. Escolha fotos que tragam lembranças positivas para colocar em porta-retratos ou em quadros na parede.

Uma cabeceira
Quem não gosta de ter ao lado da cama uma luminária, água, uma planta, livros? Uma cabeceira ou criado mudo é o lugar ideal para abrigar esse kit. Além de decorar o ambiente e dar um toque especial e todo seu ao cantinho, o móvel proporciona fácil acesso ao que você necessita sem ter que sair da cama.

Um colchão dos deuses
Seu quarto jamais estará completo sem o colchão perfeito. Sem uma boa noite de sono, você não conseguirá apreciar o cômodo. Não existe um colchão ideal, o melhor é aquele em que você se sente mais confortável. Na hora de comprar, teste-o para ter certeza de que se adapta ao seu corpo: deite-se no colchão em vez de apalpá-lo com as mãos. Ao escolher a roupa de cama, opte por tecidos naturais, como algodão e linho. Eles permitem que a energia do corpo circule, aumentando a sensação de bem-estar.

 

Fonte: claudia.abril.com.br