Colocou um lindo piso novinho e não sabe como limpar porcelanato? Não se preocupe, saiba todas as dicas a seguir!

O porcelanato é o mais novo revestimento cerâmico e o de maior sucesso no mundo todo, atualmente. Muito resistente, bonito e com valor acessível, o porcelanato virou uma febre entre os arquitetos e engenheiros, quase todas as construções e reformas, para o piso são escolhidos o porcelanato, o seu custo-benefício vale muito a pena.

O porcelanato deixa um acabamento perfeito se bem colocado, com cores uniformes, resistência a arranhões e quebra, quase nada poroso, não macha e existem de várias cores e texturas. Existe porcelanato para o interior e exterior, porcelanatos mais lisos e com brilho e também porcelanato fosco, com textura e antiderrapante. Você terá muitas opções para escolher qual ficará mais de acordo com o seu ambiente.

O Brasil é um grande produtos de porcelanato, junto com a Espanha e a China. Por isso ele é tão forte e presente no nosso mercado. Ao reformar ou construir uma casa, quando tudo está novo, queremos que permaneça em sua melhor condição por um longo tempo e para isso acontecer a melhor forma é saber como limpar e conservar seu piso de porcelanato.

Pensando em nossos leitores, elaboramos um artigo com dicas incríveis de como manter o seu porcelanato sempre como novo e quais produtos e formas de limpar são os mais recomendáveis para esse revestimento. Saiba também a seguir quais produtos você deve evitar para não manchar ou danificar o porcelanato.

Como limpar porcelanato?

Se você fez uma obra e seu porcelanato acabou de ser instalado, você deve aguardar o período de 12 dias para que o rejunte do revestimento seque perfeitamente. Se os seus empreiteiros tiveram mais cuidado ao instalar o piso, provavelmente já fizeram remoção do excesso de rejunte que fica entre as placas de porcelanato. Se isso não aconteceu e os porcelanatos estão sujos de tinta ou rejunte, retire esses excessos com um removedor adequado como tiner, mas não deixe que o removedor fique em contato com o porcelanato por muito tempo, passe um pano com água ou álcool para remover.

Após a retirada do excesso do rejunte ou tinta em seu porcelanato, passe uma vassoura de pelo no cômodo todo retirando a sujeira da obra, como areia e etc. Para limpeza de obra é necessário usar produtos de limpeza pesada encontrados nos supermercados, use como indica o fabricante, mas é importante você não deixar resíduos no chão, por último passe um pano apenas úmido, duas vezes, para retirar totalmente o produto de limpeza pesada líquido.

Depois de seco, você poderá passar o aspirador de pó para tirar qualquer outra poeira ou pelo que tenha sobrado no porcelanato.

Se o seu chão não passou por nenhuma obra e você quer saber apenas como é a limpeza do porcelanato do dia a dia, a dica é outra também. Varra sempre o chão com uma vassoura de pelo, nunca a de piaçava, porque esta poderá arranhar e danificar o seu revestimento. Ao invés da vassoura também está permitido fazer o uso do aspirador de pó, muito rápido e prático.

Com o chão já varrido ou aspirado, prepare uma solução leve para passar no chão, para um balde de água use 1 colher de sopa de detergente neutro ou de sabonete neutro líquido, dissolva no balde de água e utilize essa solução para limpar o seu porcelanato. Se essa solução não manter o brilho do revestimento, passe por último um pano úmido com álcool, isso resolverá o problema.

Dessa forma o seu revestimento de porcelanato estará limpo de forma simples e conservado.

Produtos que se deve evitar

O porcelanato apesar de ser um revestimento muito resistente, alguns cuidados devem ser tomados para que ele se conserve bonito por mais tempo, e para isso deve-se evitar o uso de certos tipos de produtos que possam danificar o brilho e resistência dele.

Nunca utilize vassoura de piaçava para varrer o chão com porcelanato, evite também usar bucha que tem um lado áspero, nunca utilize palha de aço nele, não use saponáceo em pó, apenas o saponáceo líquido (ótimo para deixar os rejuntes sempre limpos), não use água sanitária, não utilize acetona, não use sabão em pó, nem produtos para limpar metais e alumínio, evite produtos que contém corrosivos em sua composição, isso poderá danificar permanentemente o seu porcelanato.

Se acontecer de algum desses produtos caírem por acidente no seu chão de porcelanato, procure remover o quanto antes e retire todo o produto com água corrente ou um pano limpo e úmido.

Forres os pés dos seus móveis com feltro, isso evitará que o seu chão fique arranhado quando o móvel for arrastado.

 

 

Fonte: http://decorandotudo.org