Como usar cimento queimado


Por ser muito versátil, prático e sempre atual, o cimento queimado pode ser usado em todos os ambientes sem exceção.

Por isso, sua instalação é possível tanto em áreas externas quanto no interior de dormitórios, passando por salas e banheiros. O efeito desse acabamento é de transformar qualquer ambiente em um lugar mais agradável.

Onde usar cimento queimado em casa

É um acabamento onipresente, fica bem em todos os ambientes, não existem regras: ele pode ser aplicado em qualquer lugar, piso, parede, teto, pia, banheira, entre outros. Mas o arquiteto alerta: o morador deve tomar cuidado na hora de aplicar o cimento queimado em ambientes úmidos, pois, por ser muito liso, pode ficar escorregadio se aplicado no piso.

Além do cuidado com ambientes úmidos, também é importante considerar que esse não é um acabamento uniforme, por isso pode haver diferenciação de cores. O cimento queimado pode ficar bem manchado e com diferença nas tonalidades, apesar dessa ser a graça do acabamento há pessoas que podem se incomodar.

Combinando cimento queimado com a decoração

Por ter uma cor neutra e ser bem simples, o cimento queimado vai bem com qualquer tipo de decoração, desde a mais despojada até a mais clássica. É possível harmonizar o cimento em diferentes ambientes da casa ou apartamento.

Sala

Na sala, pode-se usar e abusar da criatividade e imaginação, já que esse costuma ser um ambiente com muitos móveis em sua composição. Se o cimento estiver na parede da televisão, usar um rack bem colorido ou de madeira completa a decoração. Já para o mobiliário, as cores fortes também têm vez: laranja, azul e verde são cores que dão um contraste bem interessante com o cimento.

Para moradores mais conservadores ou de estilo mais clássico, a sala pode ser trabalhada em cores neutras, utilizando branco, preto e cinza nos móveis com maior destaque e deixando as cores mais fortes em detalhes como vasos, bandejas e quadros, por exemplo.

Quarto

Se o morador for utilizar o cimento queimado no quarto, é melhor que opte por aplicá-lo nas paredes, pois o piso com esse tipo de revestimento pode deixar o ambiente muito frio, atrapalhando a sensação de aconchego que o cômodo pede. Quando aplicado nas paredes, pode ser feito de diferentes formas: em uma parede só ou em todas, depende do gosto do morador. O mais interessante nesse ambiente é brincar com quadros e cores.

Aplicar o cimento na parede da cabeceira traz charme e elegância, ainda mais quando composto com imagens, frases e detalhes decorativos, fazer um composê com papel de parede é uma outra opção que também deixa o ambiente lindo.

Cozinha

Em cozinhas, o cimento pode ser utilizado tanto no piso como nas paredes. O legal desse acabamento é que, por ter uma cor neutra, podemos usá-lo com qualquer cor que imaginarmos. Uma pia em pedra colorida, por exemplo, fica descoladas quando combinada com o cimento queimado.

 

Fonte: www.tuacasa.com.br