Cortinas na decoração, quais os tipos e qual a maneira correta de usar


Cortinas fazem uma grande diferença na decoração de um ambiente, e ainda proporcionam um bloqueio parcial ou total da luminosidade indesejável, melhorando o conforto visual e até mesmo térmico do ambiente.

Existem diversos tipos de cortinas que se adaptam a todos os espaços da casa.

Cortinas dispõem de diferentes suportes de fixação, assim como diferentes sistemas de abertura e variados acessórios que podem acrescentar elegância e torná-las mais práticas.

Apresentamos aqui os principais tipos de cortinas, tecidos e suportes de fixação, dessa forma, você terá uma ideia de como deverá ser instalada corretamente e ter toda a certeza que escolheu a melhor opção para cada ambiente de sua casa.

O ideal é você fazer encomenda de cortinas sob medida, já que cada ambiente possui medidas diferentes e específicas.

Quais os tipos de cortinas e onde utilizar?

Cortina de Voal: Esse tipo de cortina geralmente é utilizada na sala de estar, seu tecido fino permite uma incidência de luminosidade maior, o ideal para o ambiente. Porém você também pode colocar dupla camada, bloqueando um pouco mais a luminosidade, caso deseje.

Cortina Blackout: Essa cortina é feita com um material que barra em 100% a entrada de luz solar, tornando-a perfeita para quartos e salas de home Theater. Você pode optar em ter o blackout em segundo plano, e utilizar um tecido mais fino a frente, dessa forma ela ficará mais elegante.

Cores das cortinas

Lembre-se que as cortinas são um complemento da decoração, por isso, em ambientes como salas de estar, jantar e espaços gourmet o ideal é escolher tons neutros e claros, branco, cinza ou bege podem ser uma ótima escolha.

Nos quartos e salas de Home Theater você pode ser mais ousado e optar por cores mais marcantes e com estampas diferentes, não se esqueça de seguir o mesmo padrão do restante da decoração.

Suportes de Fixação:

Existem diferentes suportes de fixação de cortinas, os mais comuns são os varões e trilhos.

Ambos podem ser utilizados em qualquer ambiente da casa, porém, os trilhos se encaixam melhor quando existe o cortineiro.

 

 

 

 

Fonte: entendaantes.com.br