Deck de Madeira Pisos Paraná 01Com o objetivo de deixar o entorno de áreas úmidas, como piscinas, ofurôs e saunas mais seguras e bonitas, os deques de madeira deixam o ambiente ainda mais sofisticado e é uma das opções mais usadas pelos arquitetos para essa finalidade. Os deques são utilizados tradicionalmente nesses ambientes por proporcionar durabilidade, boa resistência à umidade e à insolação. Os materiais usados nos deques são de alta qualidade. Geralmente, é usado madeiras nobres, que recebem tratamentos para evitar cupins e apodrecimento. Madeiras como ipê e itaúba são as mais procuradas para a utilização em deques.

Na hora de escolher qual madeira comprar para o deque, o local onde será instalado o piso precisa ser levado em consideração. Como, na maioria dos casos, a área a ser instalado o deque é pequena, vale a pena investir em uma madeira de qualidade, que foi produzindo especialmente para aplicações externas e áreas molháveis. Sem esses cuidados, a durabilidade e a segurança para evitar escorregamentos podem ficar comprometidas.

Na hora de montar o deque, algumas dicas garantem que o material de boa qualidade será ainda mais eficaz. O ideal é usar o lado frisado da tábua, que é antiderrapante. Um dos tratamentos aplicados nas madeiras usadas nos deques é a secagem em autoclave, que é feita com um moderno processo industrial de tratamento de madeira, que incorpora tecnologia desenvolvida nos campos da mecânica e da química. Por meio da autoclavagem, é possível impregnar profundamente a madeira com produtos inseticidas e fungicidas de ação comprovada, protegendo-a contra o apodrecimento, o cupim, e outros agentes biológicos de deterioração.  Antes de ser submetida ao tratamento por autoclavagem, a madeira passa por um período de secagem natural de aproximadamente três meses, até apresentar um grau de umidade compatível.

O local onde será instalado o deque também precisa de atenção, e cita o caso de uma aplicação do piso em uma área com grama: os ripados sobre grama, em terrenos planos, são mais simples de serem executados. Nesses casos, basta remover a grama e construir pequenas vigas de concreto no solo, no mesmo sentido do deque.

Outra dica importante é deixar um espaçamento entre as placas para dilatação, para evitar fissuras e tábuas empenadas. O piso utilizado em ambientes externos sofre mais movimentos de contração e dilatação, por isso indicamos deixar uma distância entre as réguas de madeira.

Áreas de churrasqueiras, casas localizadas em regiões litorâneas expostas à intensa salinidade, banheiras de hidromassagens ou apenas criar um clima mais rústico ao ambiente também são opções de aplicação de deques, graças a facilidade de limpeza que o piso possui.