Planejamento, desapego, medir o espaço… Confira as nossas sugestões para tornar seu lar mais prático e espaçoso

Comece do princípio!
Faça uma lista com tudo o que você realmente precisa em cada ambiente da casa. Em seguida, se desfaça daquilo que ficar de fora. Com o passar dos anos acumulamos inúmeros objetos, utensílios e até mesmo móveis que não precisamos. Criando um rascunho do que é necessário, sua casa só terá o essencial e você ganhará mais espaço de circulação.

Repense os móveis 
Por exemplo, você realmente come na mesa de jantar ou você só tem uma porque faz parte de um conjunto de mobiliários tradicionais? Seja prático e torne tudo aquilo que está presente em sua casa realmente útil de acordo com a sua rotina. Dica: invista em um conjunto de mobiliário de boa qualidade.

Calcule o espaço
Apesar de parecer óbvia, esta dica vai te ajudar (e muito) a ganhar mais espaço. Invista em móveis que tenham o tamanho certo para cada ambiente. Para isso, é necessário muita atenção e planejamento. A fita métrica é sua maior aliada!

Múltiplas funções
Invista em algumas peças que têm múltiplas funções e economize espaço. Por exemplo, a cama box com baú na parte inferior. Prateleiras também são ótimas opções, já que você pode utilizá-las para colocar seus objetos de decoração favoritos e também guardar livros.

Integre os espaços

Cozinhas integradas são super modernas, mas para serem mesmo eficientes pedem alguns cuidados. É sempre importante trabalhar o vão entre um espaço e outro para manter a circulação livre e entender melhor onde começa e termina cada ambiente. Uma ótima ideia é fazer tal divisão com uma bancada, assim ainda há uma utilidade para este elemento que geralmente é apenas utilizado como passagem.

Aproveite os vãos sob as escadas

Nestas horas vale usar a criatividade. Uma das dicas que mais gostamos é a de criar um mobiliário sob medida para o vão que se forma embaixo da escada e ganhar área de armazenagem.

 

Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/http://www.homify.com.br