Dicas para escolher e posicionar tapetes


Responsável pela sensação de conforto e bem-estar que procuramos em um ambiente íntimo como o quarto, o tapete é peça essencial para quem quer deixar a decoração mais acolhedora e composta.

Mas como escolher o tapete para o quarto? Qual o melhor formato? Como posicioná-lo? As dúvidas são muitas. Para te ajudar a escolher o modelo ideal, separamos cinco dicas. Confira

1 – PRESTE ATENÇÃO AO MATERIAL DO TAPETE

Como tapetes estão sujeitos a acumular pó e sujeira, é imprescindível prestar atenção no seu material quando estiver escolhendo um modelo para o quarto. Tapetes muito felpudos, por exemplo, não são bem-vindos se o quarto é de uma pessoa alérgica. Mas isso não quer dizer que você deva escolher tapetes lisos e de tramas mais curtas. Aposte em tapetes com estampas em alto relevo

2 – ABUSE DA GEOMETRIA

Tapetes geométricos são tendência forte quando se fala em decoração. E se ele unir geometria e um formato inesperado?

3 – SOBREPOSIÇÕES SÃO BEM-VINDAS

Quer um pouco de ousadia? Experimente sobrepor dois tapetes de formas e cores diferentes. Olávio Costa, da Chacon Arquitetura, optou por um tapete básico terroso, que percorre todo o quarto. Para delimitar a área de estudos, escolheu um tapete cinza claro circular. A solução cria vários ambientes em um só espaço.

4 – PENSE NO TAPETE COMO UMA MOLDURA PARA OS MÓVEIS

Esse raciocínio ajuda muito na escolha do tapete, assim como no seu posicionamento. Silvia Freitas Borges e Thelma Valle Martins escolheram um modelo com textura e cor que realça ainda mais os móveis. Repare que ao mesmo tempo que serve de moldura para cama, poltrona e aparador, ele também é “ponto de encontro” de todas as peças.

5 – VAMOS ÀS MEDIDAS?

Para tapetes inteiros, que percorrem todo o quarto, o ideal é que eles fiquem no mínimo a 0,50 m das laterais da cama e 0,60 m à sua frente. Mas isso não é regra. Dependendo do modelo e da sua aplicação – se for usado sobreposto, por exemplo – vale usar o bom senso e posicionar da forma que achar mais conveniente.

 

 

Fonte:www.liderinteriores.com.br