Entenda como escolher o melhor revestimento para seu ambiente


Revestimentos são uma ótima opção de acabamento para decorar ambientes internos e externos. Separamos dicas para te ajudar a fazer a melhor escolha.

O revestimento é um passo essencial para o acabamento de um ambiente. Afinal, é ele que dá o aspecto visual desejado para o piso ou a parede.

Como escolher?

O mais importante a se considerar no momento de optar por um revestimento é a dinâmica de onde ele será instalado. Por exemplo, a rotina de atividades e de limpeza de recintos internos é completamente diferente de ambientes externos. Por isso, existem materiais adequados para cada situação.

Nesses casos, a chave pode ser a versatilidade do material. O concreto arquitetônico utiliza a mesma matéria-prima do concreto estrutural, empregado em grandes obras. Porém, graças a diferentes tecnologias de produção e design de peças, torna-se apropriado para compor a decoração de um ambiente.

Peças feitas com esse material são mais resistentes e de fácil manutenção – pense que é a mesma matéria-prima utilizada em pontes e blocos de concreto! Por isso, podem ser colocadas em qualquer ambiente, inclusive fachadas.

Volumetria: design e criatividade

Não existe uma regra para a escolha do visual das peças de revestimento: uma boa conversa com o arquiteto ou o decorador é fundamental para que o ambiente esteja de acordo com suas preferências. No caso de paredes, as opções se ampliam ainda mais graças aos revestimentos com volumetria, isto é, peças com diferentes cortes com profundidades e angulações. Seus desenhos e paginações permitem modulações de revestimentos únicos, trazendo sofisticação para obras residenciais e corporativas.

Peças tridimensionais trazem personalidade e sofisticação ao ambiente. O material permite que o arquiteto ou o designer explorem a criatividade. Não há uma fórmula única. Para fachadas e grandes áreas externas, os revestimentos com volumetria acentuada são mais indicados, pois o efeito pode ser visto mesmo de longe.

Em ambientes internos, a iluminação é uma grande aliada para tornar o revestimento tridimensional algo único. Pontos de iluminação direcionados proporcionam diferentes jogos de luz e sombra, acentuando o desenho das peças.

Manutenção simples

A instalação do revestimento deve estar entre as últimas etapas da construção ou reforma e deve ser feita sempre por um profissional experiente, seguindo as especificações técnicas do fabricante.

Os locais de armazenamento e instalação devem estar limpos, assim como as mãos de quem for manusear o material. Esses cuidados vão evitar dores de cabeça futuras, pois mesmo uma mancha pequena pode prejudicar o visual do revestimento. Depois de instaladas, as peças de concreto arquitetônico têm manutenção simples: basta lavar com água e detergente alcalino.

 

Fonte: casaclaudia.abril.com.br