Manutenção Piso de Madeira


Manutenção Piso de Madeira

Normalmente, pisos de madeira duram vários anos após sua instalação.

Com isso a Pisos Paraná preparou as melhores dicas para a sua manutenção.

Passo 1) Lixamento

Remova a camada de verniz existente com a lixadeira e uma folha de lixa de grão 36. Realiza o linchamento em diferentes direções para garantir que a superfície fique sem ondulações por linchamento excessivo.

Após remover toda camada de verniz, você irá substituir a lixa grossa por uma de grão médio, para remover os riscos causados pela lixa grosa. Este processo dará um acabamento mais suave a madeira.

Passo 2) Limpeza

Após concluir o linchamento do piso, você deve limpá-lo completamente, utilizando um aspirador de pó para remover qualquer partícula deixada pelo linchamento. A limpeza é muito importante, e você não deve esquecer nenhum canto ou quina de parede.

Passo 3) Verniz

Uma vez que a superfície esteja completamente limpa, você pode começar a envernizar o piso.

Você pode escolher diferentes tipos de verniz para dar acabamento no seu piso, alguns deles até mudam a cor da madeira depois de aplicado.

A aplicação do verniz pode ser feita com um pincel ou rolo. Aplique duas a três demãos de verniz para dar brilho e criar uma boa película de proteção.

Tempo de secagem

O verniz por ser a base de formol demora até um mês para secar completamente, mas você já pode andar no ambiente após três dias da sua aplicação. Tome muito cuidado com a colocação do mobiliário para evitar aranhões.

 

Conclusão

Este procedimento não é tão complexo e pode ser feito por qualquer pessoa que esteja disposta. Porem, em alguns casos é aconselhável que um profissional realize esta recuperação, uma vez que a madeira é um material delicado e pode sofrer danos com o processo de linchamento.