Qual o rodapé ideal para sua casa?


Qual o rodapé ideal para sua casa?

Esse é um item que merece atenção — visto que, além de proteger a parede, é também um recurso decorativo que pode fazer a diferença no acabamento e na estética do espaço.

Confira algumas dicas que a Pisos Paraná preparou!

 

Função do rodapé

Sua função principal é a de proteção da parede, visto que em momentos de limpeza podem ocorrer agressões, como umidade excessiva, entre outras ações que podem danificá-la.

No entanto, ele conta também com a função decorativa, garantindo um perfeito acabamento nas áreas sociais e íntimas da casa. Contribui também para a estética e a harmonia de cada espaço da residência.

 

Altura e cores

Ao comprar o rodapé é importante verificar a altura mais indicada para cada ambiente, que pode variar entre 5cm e 20cm de altura. No entanto, tendo em vista que a maioria dos apartamentos apresenta pé-direito baixo, não é conveniente abusar da altura. O recomendado, para não haver erro, é uma altura de no máximo 12cm, mas siga a regra que não deixa margem de dúvida: “rodapés altos para pé-direito alto”.

Quanto à cor e ao material, isso fica a critério de cada um, tendo em vista que nem os arquitetos se prendem a regras.

 

Opções de acabamentos

As opções de acabamento são variadas e devem ser escolhidas de acordo com o tipo de decoração do espaço. Os rodapés podem ser lisos, frisados e até sobrepostos, retos ou abaulados. Sendo assim, cabe a nós a escolha mais indicada para o tipo de projeto decorativo.

 

Tipos de materiais e como limpá-los

Existem rodapés feitos com variados tipos de materiais, e cada um requer uma forma especial de limpeza. Confira:

MDF

Passe no rodapé uma mistura de água com detergente líquido e, logo após, um pano úmido com vinagre branco para obter brilho. Finalize passando um pano seco.

 

Madeira

Comece usando o aspirador para retirar toda a poeira e varra bem, principalmente na borda superior. Depois limpe utilizando apenas um pano umedecido em água.

 

PVC

Incluem-se os rodapés de poliestireno. Para limpar, use uma esponja umedecida em detergente neutro ou sabão de coco e esfregue com o lado macio da esponja. Por fim, passe um pano úmido com água para retirar o sabão.

 

Gostou das dicas? Solicite um orçamento com a Pisos Paraná agora mesmo!