Sousplat: aprenda o que é


Você já ouviu falar do sousplat, mas não sabe direito do que se trata e como usá-lo?

O sousplat é uma peça tanto decorativa quanto funcional que não pode faltar na sua mesa.

Quando montamos uma mesa, seja para nosso restaurante, para um evento especial ou para nossa família, queremos que tudo esteja perfeito. A atenção aos detalhes é a parte mais importante da decoração.

Os detalhes da mesa, principalmente os funcionais como os guardanapos, talheres e, sim, o sousplat precisam receber cuidados especiais.

O que é sousplat?

Entenda o que é o sousplat e o que essa palavra significa.

O sousplat nada mais é do que um item que deve ser usado abaixo do prato. Ele é importantíssimo, principalmente em eventos formais como casamentos, jantares e buffets.

Isso porque sua função não é apenas decorativa. Ela exerce papéis fundamentais a desempenhar, principalmente no que se diz respeito à etiqueta.

O sousplat é tradicionalmente um prato de louça, maior do que os outros pratos, que serve como base e apoio na mesa. No entanto, muitas pessoas preferem inovar e a peça pode ser confeccionada nos mais diversos materiais ou modelos.

Existem modelos de plástico, tecido, papel, couro e de crochê. Inclusive, os modelos descartáveis podem ser muito mais práticos para o anfitrião sem perder em nada sa sofisticação e delicadeza da peça.

Veremos, a seguir, qual é o significado da palavra e quais são as funções do sousplat na mesa.

Qual o significado da palavra sousplat

Sousplat é uma palavra francesa composta. Sous significa abaixo e plat, prato. Uma tradução literal do termo seria, então, “abaixo do prato”.

Como você pode ver, o nome da peça já diz tudo: ela fica abaixo do prato, emoldurando a louça e protegendo a toalha de mesa de manchas.

A pronúncia correta da palavra é algo parecido com “su-plá” .

Para que serve o sousplat?

O sousplat serve, principalmente, para proteger a toalha de mesa de resíduos de comida que possam cair durante as refeições.

Outra função é evitar que a louça escorregue na toalha, garantindo a estabilidade do prato. Pode também ser usado para marcar os lugares de cada convidado, criando uma base para a distribuição da louça.

O sousplat desempenha um papel importantíssimo na etiqueta. Com ele, durante a troca de pratos, a mesa não fica desguarnecida. Além de tudo, é uma peça perfeita para complementar a decoração, mesmo sendo um detalhe pequeno.

Ele emoldura a louça e está sempre visível, por isso merece a mesma atenção e carinho que o resto da decoração.

 

 

Fonte: relevoguardanapos.com.br