Qual a sua inspiração quando você está decorando a sua casa?

Para decorações cada vez mais criativas e arrasadoras, arquitetos, designers de interiores e decoradores buscam inspirações nos lugares mais inusitados para recriarem ambientes bonitos, marcantes e agradáveis. Um exemplo disso é a decoração subway tileinspirada nos grandes metrôs espalhados pelas importantes cidades do mundo, como Nova York e Paris.

O que é subway tile?

Subway tile é um nome em inglês que traduzido significa “Azulejo de metrô” e que denomina um tipo de decoração inspirado nas peças utilizadas nos revestimentos das paredes e pisos dos metrôs mais famosos e antigos do mundo, principalmente, das cidades de Nova Iorque, Paris, Berlin, dentre outras cidades mundialmente badaladas.

A característica principal dos azulejos de metrô são as peças em formato retangular e fino, que são colocadas espaçadas entre si, sem o preenchimento completo de rejunte entre elas. É esse tipo de acabamento que remete aos azulejos de antigos metrôs.

Os subway tile tem sido uma tendência, assim como os azulejo português.

Subway tile: aplicações, cores e ideias

Os azulejos de metrô evoluíram. Se antigamente, em quase todos os metrôs famosos, era comum ver azulejos retangulares brancos aplicados sobre as paredes, hoje, é normal encontrar os mais variados tipos de subway tiles à venda e que atendem a diversos estilos de decoração.

Aplicações

  • Aplicação tradicional: a forma mais comum de encontrar subway tiles no mercado é com sua aplicação na horizontal, de modo que a fileira de baixo fique sempre um pouco mais à direita em relação à fileira de cima, para que haja destaque para o espaçamento entre as peças.
  • Aplicação em ziguezague: essa forma de instalação consiste em dispor as peças intercaladas na diagonal, de modo que formem ângulos entre si. Esse é um tipo de disposição mais despojada e combina com ambientações modernas.
  • Aplicação em espinha de peixe: esse tipo de disposição consiste em colocar os azulejos na diagonal de maneira que se forme dois losangos que remetam a uma forma de “peixe”. Geralmente, os ladrilhos utilizados para esse tipo de acabamento são maiores e mais detalhados.
  • Aplicação com contraste: esse tipo de acabamento é ideal para quem deseja um acabamento mais marcante e uma ideia bastante usada é a aplicação utilizando o contraste entre os azulejos e as juntas. Uma dica é apostar em peças claras e pintar os rejuntes com uma cor escura e que combine com o azulejo.

 

 

Fonte: http://decorandotudo.org